quarta-feira, 28 de abril de 2010

UM CÂNCER CHAMADO "PRECONCEITO"



Muito ao contrário do que se presume, não vim falar de cor de pele,de raças ou de homossexualismo.
Vim descortinar um antigo preconceito.
Ferramenta do desprezo, instrumento favorito do falso perdão.
Vim falar da insensibilidade que cercam os meios sociais quando alguém “cai”.
Vim falar de uma desigualdade de tratamento com conseqüências desastrosas ao que esse erro comete.
Vim falar sobre um período de maledicencia eterno na vida de um “réu”.
Quem precisa de perdão e vai buscá-lo, sepre traz consigo uma amarga dor de reconhecimento.
Mas a vontade voltar ao caminho é tão grande, que ele supera a humilhação de ouvir as milhares de frases feitas entonadas pela ironia e lançadas ao seu rosto por toda a sua vida!
E até espera que isso não venha ocorrer com ele, munido de uma ingênua dedução do termo “amor”.
Mesmo cônscio das conseqüências não foi o suficientemente forte e cedeu... Caiu. Ninguém viu o instante em que tombou, nem pode deduzir o que sentiu em seguida. Ninguém é capaz de avaliar o vazio a dor da alma e o desejo incontrolável de apagar a si mesmo da existência.
Por culpa, vergonha e medo.
Mas a história não começa a ser narrada ali, começa a ser conhecida e narrada muito depois.
Sem a consulta genuína dos fatos, sem o direito dado de defesa ao maledicenciado. Começa nos relatos de boca em boca, sem o princípio da história , e quem precisa de texto se o tema é suficiente para satisfazer a intensão de quem DIFAMA enqto espalha apenas : “Fulano(a) caiu!”
Não querem estes narrar a história toda, querem apenas divulçar publicar o erro alheio.
E é a partir dali que a única história, que lamentavelmente vai ser respeitada e tida por verdadeira começa a ser narrada.
Escândalos e boatos se proliferam enodoando as vestes embranquecidas pelo sangue pregado e admitido como eficaz, principalmente pela boca de quem mal diz.
É estarrecedor e paradoxal o comportamento de tal grupo. Apregoam salvação e regeneração, freqüentam por anos as escolas bíblicas de suas denominações respondem e fazem mecanicamente seus deveres de casa no quesito responder questões com respostas já prontas.
E nunca param para converter as verdades da matéria “O SANGUE DE JESUS TEM PODER” em benefício do desafortunado réu.
Mas e se conseguíssemos apontar essa arma de culpa e preconceito para o peito dos então “juízes”?Ou devo chama-los “algozes”?
E se a culpa fosse desses?
Recorreriam com esperança de pleno perdão não apenas no reino espiritual mas em seu plano também em seu plano terráqueo?
Recorreriam com empenho, pelo favor do perdão junto ao seu meio social?
Haveria uma outra versão para o efeito do “Sangue de Jesus” sobre suas vidas? Sentiriam a angustiante necessidade de serem reconhecidos como seres tricotomintas? Como reagiriam à até então implacável guerra contra suas vagarosas e trabalhosas, investidas em direção a um futuro de novas oportunidades?
O que fariam se de repente depois de anos de trabalho duro em comprovar a regeneração, estes, embarrassem no caminho por “irmãos” ( lágrimas...) é irmãos que sem se importar em conhecer nem o principio nem o decorrer da história ainda se dedicam a relembrar um parágrafo perdido de um passado que sentenciado lavrado e por Deus esquecido e deixado para trás? (Isaías 43.25, Jeremias 31.34 Isaías 38. 17).Será que persistiriam em levar uma cruz já pesada com preconceituosos assentados sobre ela a escarnecê-los sutilmente,enquanto se passam por “Cirineus?”
Quanto tempo resistiriam antes de abandonar-se a uma vida comum quando a oportunidade da cruz lhe oferece “ a glória incomum da segunda casa?”
Minha devoção é curvar-me silenciosa diante daquele que me remiu e quem mesmo na contra mão da obvia realidade me sustenta e me usa notoriamente sem ser impedido! (Isaías 53.1)

Adriane Monteiro

6 comentários:

  1. OLHA VOCE TEM UM GRANDE TALENTOO E MUITO INTELIGENTE SUAS PALAVRAS PENETRA NO CORAÇAO NA ALMA COMO ESPINHOS DE ROSAS PARECES QUE AS VEZES MACHUCAO AQUELES QUE SE INGUADA NELAS MAS AO MESMO TEMPO CHEIRA COMO ROSAS DO JARDIM MEUS PARABENS PRINCESA DE CRISTO

    ResponderExcluir
  2. Quando seria eu capaz de retribuir tão profundas palavras?
    Meu grande amigo meu irmão Marildo .....muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Adriane,

    Faço do comentário e Marildo, minhas palavras. Parabens.
    Continue assim.

    ps - voce ja visitou a nossa Rede Social Cristã?
    veja em http://doutrinacrista.ning.com/
    e, seja membro.

    paz,

    luiz cledio

    ResponderExcluir
  4. Honrada pelo convite meu mano Luiz.Eu aceitei por ser tão honroso estar em paginas em comum com pessoas como vc!
    Um abraço e muito obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  5. Amei os artigos constante no seu blog. Já a estou seguindo. Se quiseres dar uma passada no meu blog, ficarei feliz. http://veralucia08-vera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oh...Vera que bom ter sua presença entre os seguidores do meu blog...conte coigo tbm.Bjs.

    ResponderExcluir